terça-feira, 1 de junho de 2010

Como guardar direitos autorais nos dias de hj?

Depois de quase duas semanas, cá estou eu de volta. Minha vida ta corrida demais gente. Como é possível eu ainda ter um mínimo de tempo pra respirar e vir até aqui?? Boa pergunta...
hahahahahahaha

Uma das causas pela qual eu dei uma sumidinha do blog foi porque tinha um projeto chamado 'Direito em Ação' que consistia em levar uma parte do Direito pra um público alvo e depois de muitos problemas, estresses e afins, meu grupo se deu bem ao mudar o tema para Direitos Autorais na música, coisa que facilitou bastante a gente procurar e encontrar locais onde aceitariam nossa palestra com bom grado, digamos assim. Daí, partimos pra pesquisa e foi aí que eu fiquei fascinada ainda mais pelo tema. Eu, como uma amante de música me empolguei em pesquisar e fui descobrindo cada vez mais sobre os direitos autorais na música, como cadastrar as músicas, situações que surgem acerca desse assunto...

Todo artista TEM o direito de ter sua criação resguardada por direitos autorais e receber a quantia devida sempre que sua criação for reproduzida. Um assunto muito polêmico acerca disso seriam os inúmeros problemas envolvendo o download e distribuição ilegal das músicas, mas por outro lado, isso é uma forma de divulgação do trabalho de quem ta começando, não é?
EU mesma admito que baixo muitas músicas da internet, o que me fez até ficar com 'medo' de estar sendo contra a o que a teoria dizer e eu acabar sendo contraditória, defendendo os direitos dos músicos e baixando ilegalmente o trabalho deles; mas parando pra pensar, as que eu baixei são de artistas ainda não tão renomados que eu não encontro o EP/cd pra comprar na loja física e que os poróprios disponibilizaram o material na internet, ou seja, é demonstração ao público e isso não é entendido como crime e já teve casos onde eu baixei músicas de artistas grandes e quando encontrei o cd pra comprar, eu comprei.
Ou seja, eu não to fora da lei \o/
hahahahahahaha

Os direitos autorais, principalmente no mundo da música, atualmente estão meio difícieis de serem protegidos, com essa onda de MP3 e venda em larga escala. Uma constante fiscalização talvez desse certo e a conscientização seria outra maneira de tentar resolver o problema.
A cada um deve ser dado o que é merecido e isso não é só no ramo musical. Justiça é algo que todos devem ter o direito a ter.

Bem, fico por aqui.
Tentarei contornar o meu ritmo frenético e passar mais por aqui.
Ahhhhh...falando em 'frenético', gostei bastante do novo clipe da banda Fresno, "Deixa o Tempo".
Quem não viu, ta aki ó:

Beijos aos leitores ;)