sábado, 25 de setembro de 2010

Última Parada 174

Na última quinta feira, assisti ao filme Última Parada 174 e chego a dizer que fiquei meio perplexa em como a realidade pode ser cruel e tão trágica para alguns.
O filme basicamente conta a história do jovem Sandro, responsável pelo sequestro do ônibus 174 que chocou a sociedade em 2000. Morador de rua desde jovem, ele não teve orientação familiar nem escolar, se permitindo cair no completo vício pelas drogas desde cedo, fazendo de tudo para saciar seu vício, não se importando em sobrepor todos os limites que tinha nem com as consequências que isso poderia lhe trazer. Sua vida realmente começa a girar em torno desse vício, negando que estava se tornando um bandido para conseguir seus objetos de desejo e necessidade.
Seu psicológico começa também a sofrer com o violento ambiente onde vive e com a abstinência de drogas que ele tem por um certo tempo, fazendo com que ele tenha constantes variações de humor, fique mais violento e abandonado, sem saber se a mulher que lhe diz ser sua mãe é sua verdadeira genitora, num momento de desespero é capaz de roubar a mala de dinheiro que ela e o marido haviam economizado, gasto tudo em drogas e mais tarde, sentindo-se perseguido, ele entra em um ônibus para fugir de uma viatura de polícia que passava pela rua e faz dos que estavam dentro de refém.
Pude notar que realmente quem não tem uma estrutura familiar completa para que haja imposição de limites e uma instrução básica, juntamente com aqueles que desde a mais tenra idade vivem à margem da sociedade, fica mais vulnerável à sedução das drogas e o fácil acesso ao dinheiro que viver clandestinamente geralmente proporciona. Eles não vem motivos para seguir as leis da sociedade que sempre os segregou e nem respeitam os limites e direitos do proximo se nunca tiveram alguem para lhes impor o respeito aos limites. O melhor a se fazer é conscientizar e educar para que não caiam na sedução do dinheiro fácil e dar as devidas possibilidades para que possam exercer sua liberdade e se desenvolver de forma lícita.

Beijos aos leitores ;)